top of page

O laboratório na Mídia

Profa. Dra. Eliana M. Cancello no reporter Eco, da TV Cultura
21 de Abril de 2019
unnamed.jpg
Novas análises alteram árvore genealógica dos cupins
09 de agosto de 2017
“ E o cupim, serve a algum mistério?
 – Frase ouvida de um lavrador na Chapada Diamantina

Pesquisa altera árvore genealógica dos cupins

03 de agosto de 2017

Visitantes

O laboratório de ortopteróides do MZUSP reúne pesquisadores, estudantes e técnicos voltados para o estudo principalmente de cupins (Isoptera), mas também de alguns outros ortopteroides, a saber, gafanhotos (Orthoptera, Caelifera), louva-deus (Mantodea) e bichos paus (Phasmatodea), como os Zoraptera e Embioptera.

Dra. Eliana Marques Cancello, a chefe do laboratório, é bióloga formada no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado realizados no Museu de Zoologia da USP (MZUSP), onde trabalha como docente e curadora da coleção de Isoptera desde 1986.

 

O eixo principal da pesquisa no laboratório se faz em torno dos acervos do MZUSP, com trabalhos principalmente de taxonomia e sistemática. Também atuamos em áreas correlatas, como aspectos da biologia de algumas espécies, ecologia e genética de populações, como outras ferramentas para o entendimento da evolução destes insetos. Para isso, mantemos colaborações com colegas brasileiros e estrangeiros, de outras instituições.

 

As coleções dos grupos de ortopteroides do MZUSP apresentam boa representatividade da fauna da região neotropical (compreendendo a América do Sul, Central e de parte do México), além de espécimes de outras regiões, variando conforme o grupo e a região do Globo.

 

A coleção de cupins é a mais antiga e a mais importante do Brasil para esse grupo, sendo também uma das mais importantes do mundo quanto à representatividade da região neotropical.

Entre para ver mais sobre nossas pesquisas e um pouco sobre os animais que estudamos!

bottom of page